Conceito
Os modelos de cor têm como
função representar a cor num sistema gráfico para que seja compatível com a
percepção humana da luz e da cor. Para o realizar, utiliza-se um sistema de
coordenadas, que permite estandardizar a cor, onde cada ponto simboliza uma cor
específica.
Existem dois tipos de modelos de cor: o
modelo subtrativo e o modelo aditivo.
- Modelo subtrativo
Os modelos subtrativos são assim
denominados pois a mistura de duas ou mais cores resulta sempre de uma cor mais
escura, pois absorvem-se mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz (total).
A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de
onda é absorvido, sendo todos refletidos. Por oposição, o preto corresponde à
mistura de todas as cores, uma vez que todos os comprimentos de onda são
absorvidos. Este modelo explica a mistura de tintas para formar pigmentos
que absorvem certas ondas e refletem outras, correspondendo estas últimas a uma
determinada cor. São maioritariamente utilizados em impressoras e
plotters.
- Modelo aditivo
Os modelos aditivos são como que o oposto
dos modelos subtrativos, ou seja, a mistura de cores leva à formação de uma cor
mais clara, pois corresponde a uma adição de mais comprimentos de onda
refletidos. Assim, a ausência de luz ou cor corresponde à cor negra, e a
mistura de todos os comprimentos de onda ou a adição das cores vermelha, verde
e azul - cores primárias, originam a cor branca. Este modelo explica a mistura
de cores emitidas por fontes luminosas. É usado em monitores e televisões e projeções.
RGB
O modelo RGB - Red, Green, Blue, é um
modelo de cor aditivo que se baseia na uitlização destas três cores como cores
primárias cuja combinação permite obter qualquer outra cor. Toda a cor
produzida pode ser representada por um valor decimal (0 a 1), inteiro (0 a
255), hexadecimal (00 a FF) ou em percentagem (0% a 100%).
Neste modelo, a cor branca
corresponde à presença das três cores primárias simultaneamente e em igual
valor, enquanto o preto corresponde à ausência de cor.
O modelo RGB é utilizado com a
emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de computador
e ecrãs de televisão ou em filmes e vídeo. É também utilizado em máquinas
fotográficas digitais e scanners.
- Resolução e tamanho
A imagem digital é uma representação
discreta constituída por valores descontínuos denominados píxeis. Os píxeis
possuem uma forma quadrangular e são a
unidade elementar de brilho e cor na imagem digital. A resolução de uma imagem
consiste na quantidade de informação que a imagem contém por unidade de
comprimento - o número de píxeis por polegada – ppp, ou em inglês - pixels per
inch - ppi. A resolução pode ainda ser entendida pelo
seu tamanho, número de píxeis por linha e por coluna. A resolução permite
determinar o de detalhe da imagem digital e os requisitos de armazenamento desta,
sendo que quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do
ficheiro de armazenamento.
Cada píxel será codificado de acordo com a cor e o brilho que representa, ocupando
em memória um número de bits que varia de acordo com o brilho, número de cores
e tons de cinza da imagem.
- Profundidade da cor
A profundidade de cor indica o número de
bits utilizados para representar a cor de um píxel. Este valor é também
denominado profundidade do píxel e define-se pela unidade de medida por bits
por píxel (bpp). Esta varia de acordo com o número de cores presentes.
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