sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Modelos de cor

Conceito

Os modelos de cor têm como função representar a cor num sistema gráfico para que seja compatível com a percepção humana da luz e da cor. Para o realizar, utiliza-se um sistema de coordenadas, que permite estandardizar a cor, onde cada ponto simboliza uma cor específica.
Existem dois tipos de modelos de cor: o modelo subtrativo e o modelo aditivo.

  • Modelo subtrativo


Os modelos subtrativos são assim denominados pois a mistura de duas ou mais cores resulta sempre de uma cor mais escura, pois absorvem-se mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz (total). A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, sendo todos refletidos. Por oposição, o preto corresponde à mistura de todas as cores, uma vez que todos os comprimentos de onda são absorvidos. Este modelo explica a mistura de tintas para formar pigmentos que absorvem certas ondas e refletem outras, correspondendo estas últimas a uma determinada cor. São maioritariamente utilizados em impressoras e plotters.


  • Modelo aditivo

Os modelos aditivos são como que o oposto dos modelos subtrativos, ou seja, a mistura de cores leva à formação de uma cor mais clara, pois corresponde a uma adição de mais comprimentos de onda refletidos. Assim, a ausência de luz  ou cor corresponde à cor negra, e a mistura de todos os comprimentos de onda ou a adição das cores vermelha, verde e azul - cores primárias, originam a cor branca. Este modelo explica a mistura de cores emitidas por fontes luminosas. É usado em monitores e televisões e projeções.


RGB

O modelo RGB - Red, Green, Blue, é um modelo de cor aditivo que se baseia na uitlização destas três cores como cores primárias cuja combinação permite obter qualquer outra cor. Toda a cor produzida pode ser representada por um valor decimal (0 a 1), inteiro (0 a 255), hexadecimal (00 a FF) ou em percentagem (0% a 100%). 
Neste modelo,  a cor branca corresponde à presença das três cores primárias simultaneamente e em igual valor, enquanto o preto corresponde à ausência de cor.
O modelo RGB é utilizado com a emissão de luz por equipamentos tecnológicos, tais como monitores de computador e ecrãs de televisão ou em filmes e vídeo. É também utilizado em máquinas fotográficas digitais e scanners.


  • Resolução e tamanho
A imagem digital é uma representação discreta constituída por valores descontínuos denominados píxeis. Os píxeis possuem uma forma quadrangular e são  a unidade elementar de brilho e cor na imagem digital. A resolução de uma imagem consiste na quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento - o número de píxeis por polegada – ppp, ou em inglês - pixels per inch - ppi. A resolução pode ainda ser entendida pelo seu tamanho, número de píxeis por linha e por coluna. A resolução permite determinar o de detalhe da imagem digital e os requisitos de armazenamento desta, sendo que quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.
Cada píxel será codificado de acordo com a cor e o brilho que representa, ocupando em memória um número de bits que varia de acordo com o brilho, número de cores e tons de cinza da imagem.


  • Profundidade da cor
A profundidade de cor indica o número de bits utilizados para representar a cor de um píxel. Este valor é também denominado profundidade do píxel e define-se pela unidade de medida por bits por píxel (bpp). Esta varia de acordo com o número de cores presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário