sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cor

Conceito

A cor é uma perceção visual que um feixe de luz provoca em  células especializadas da retina, que seguidamente a transmitem, através do nervo ótico ao cérebro. A cor está presente em tudo o que vemos e desempenha um papel essencial na perceção que temos do que visionamos.


Interpretação das cores pelo cérebro humano

A cor de um objecto provém da luz emitida, difundida ou reflectida por este e que atinge os nossos olhos. A luz é formada por um espetro de ondas eletromagnéticas que possuem comprimentos de onda distintos, associados a diferentes cores. A cor só é perceptível se o comprimento da respetiva onda eletromagnética estiver entre 380 e 780 nm, situando-se no espectro de luz visível, ou seja, no conjunto de radiações que o ser humano consegue detetar e interpretar. Por exemplo, uma bola amarela absorve toda a radição do espectro visível exceto a radiação amarela. É esta cor reflectida a que vemos.A cor do objeto está também dependente de outros fatores como as características da visão humana, que varia de indivíduo para indivíduo, a fonte de iluminação e o modo de refleção da superfície onde incide a luz.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro, após a captação da luz, que ocorre nos olhos, atravessa a íris e projeta-se na retina.


Existem dois tipos de visão: a visão fotópica e a visão escotópica

  • Visão escotópica

Permite a visão em ambientes de baixa luminosidade. Funciona em ambientes escuros devido à presença de um pigmento chamado rodopsina que é sensível a luz de baixa intensidade (luzes azuis). Este tipo de visão é possível através da utilização de bastonetes especializados que captam apenas a diferenças de luminosidade e o brilho não sendo sensíveis a diferentes comprimentos de onda do espectro luminoso, daí estarem associados ao conceito de luminância.

  • Visão fotópica

É responsável pela captação de cor. Este tipo de visão é obtido através de 3 tipos de cones presentes no nosso olho, sendo estes sensíveis aos comprimentos de onda da luz. São do tipo azul (2%), vermelho (64%) e verde (32%) e estão associados ao conceito de crominância. Esta visão é utilizada durante o dia, ou seja, quando os níveis de luminosidade se encontram dentro da normalidade.


Bibliografia


Sem comentários:

Enviar um comentário