sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Fonte Tipográfica

Fonte Tipográfica



Uma fonte tipográfica é um padrão de caracteres com o mesmo desenho, atributos e por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). A expressão fonte é um anglicismo e tem o sentido de tipo tipográfico. Este empréstimo deve-se à utilização desde os anos 80 de computadores anglicizados de programas Microsoft adaptados para o português, a partir do termo inglês font. Embora o processador de texto Microsoft Word em versão portuguesa de Portugal use a expressão “tipo de letra” em vez de “fonte”, as duas nomenclaturas são aceitas e corretas, sendo o termo fonte o mais usado.
A família tipográfica um conjunto de variações de determinada fonte (itálico, negrito…)



Tipos de Fontes

  • Bitmapped

Estas fontes são guardadas como uma matiz de pixeis (um "mapa de bits" como o nome indica) e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. Como tal, são desenvolvidas com um tamanho e uma resolução específicos para uma impressora específica. Se uma impressora não suportar uma fonte bitmapped, não a consegue imprimir.

Exemplo:


Courier é uma fonte tipográfica de serifa egípcia desenhada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. A tipografia foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955.
 Variantes da Courier incluem a Courier New é uma versão da Courier introduzida com o Windows 3.1, que também incluiu as fontes de bitmap Courier e a Courier Standard que inclui a Courier Standard, Courier Standard Bold, Courier Standard Bold Italic e Courier Standard Italic e que é distribuídas com o Adobe Reader 6, como uma substituição para as fontes PostScript Courier.




  • Escaladas

Estas fontes são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho. 
Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido e de formas contínuas; Podem ser ampliadas sem perder a qualidade. existem 3 tipos destas fontes: Type 1, TrueType e OpenType.

Exemplo:

Klavika é uma família tipográfica de fontes sem serifa. Foi criada por Eric Olson e publicada pela Process Type Foundry em 2004. Contém 4 larguras: pequena, regular, media, e negrito (com os itálicos correspondentes) e variações de números.
É a fonte usada no logótipo do Facebook, em negrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário