TEXTO - Unidade dos Sistemas de multimédia
Foi iniciado o estudo de uma subunidade dentro da unidade de multimédia dedicada ao texto. Este é o meio dominante para a apresentação de informação baseada em computador. Este pode ser criado de duas maneiras: a partir de editores de texto para produzir plain text (texto não formatado) - ex: Bloco de Notas; a partir de processadores de texto, originando rich text (conteúdos formatados) - ex: Microsoft Word. O texto é a forma mais comum de divulgar informação nos mais variados meios, incluindo revistas, jornais, SMS, livros e email.
Padrões de Codificação de Caracteres
Uma codificação de caracteres é um padrão que relaciona um determinado conjunto de caracteres com um conjunto de outros modos de armazenar informação, como números ou pulsos elétricos. A codificação tem como objetivo facilitar o armazenamento e transmissão de texto em sistemas informáticos ou através de redes. Exemplos comuns são o código morse o ASCII e Unicode. Estes dois últimos serão explorados nos parágrafos seguintes.
ASCII

A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apenas à língua inglesa.
Apesar de ter sido uma enorme inovação e de grande parte das codificações de caracteres atuais se terem desenvolvido a partir dele, este padrão de codificação apresenta grandes fragilidades ao mudar de linguagem como por exemplo na utilização do alfabeto árabe e consegue suportar apenas um número limitado de caracteres, 256.
Unicode

Este código foi desenvolvido por uma associação de empresas, de entre elas, a Apple, a Adobe, a Microsoft,
a HP e a IBM. Este código resolve muitos dos problemas do código ASCII pois define todos os caracteres da maior parte das
línguas do mundo.
O código (conjunto de códigos, pare ser mais preciso) permite representar
conjuntos até 4 bytes (32 bits) para codificar caracteres utilizados pelos
idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas.
Entre os caracteres suportados e codificados por este código estão, símbolos de pontuação, caracteres acentuados,
símbolos técnicos e matemáticos e símbolos gráficos denominados dingbats.
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