Conceito de multimédia
A palavra "multimédia" tem origem em dois
vocábulos: "Multi" tem origem na palavra do latim “Multus” que
significa múltiplo ou numeroso. "Media" é o plural de “Médium”, que
significa meio ou centro. Assim, no seu todo, significa múltiplos meios, isto é,
utilização de diversos meios para divulgação de informação.
Na definição de Vaughan (1996), a multimédia inclui não só
as aplicações não-interactivas, mas também a utilização de dispositivos cuja
natureza não é digital: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte
gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou
por outro meio electrónico”. No entanto, a definição mais aceite atualmente apresentada
por Chapman & Chapman (2000) é mais limitada do que a anterior:
"Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um
tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de
media dinâmico (vídeo, áudio, animação)".
Tipos de Media
No intento de criar sistemas e aplicações de multimédia utilizam-se
diversos tipos de Media, entre os quais se destacam:
- Os vídeos
- As imagens
- O áudio
- As animações
- Os gráficos
- Os textos
Estes são agrupados segundo a natureza espácio-temporal nas seguintes
categorias:
Estáticos
Os elementos de informação são independentes do tempo, sendo
alterados apenas no espaço (as suas dimensões). Podem também ser denominados
discretos ou espaciais. Exemplos deste tipo de Media são:
- O texto
Este pode ser criado de duas maneiras: a partir de editores de texto para produzir plain text (texto não formatado) - ex: Bloco de Notas; a partir de processadores de texto, originando rich text (conteúdos formatados) - ex: Microsoft Word. O texto é a forma mais comum de divulgar informação nos mais variados meios, incluindo revistas, jornais, SMS, livros e email.
- Imagens e Gráficos
Frequentemente utilizados em aplicações multimédia, as
imagens e gráficos podem ser classificados como sendo do tipo bitmap ou do tipo
vetorial. Podem ser capturados, utilizando scanners ou câmaras fotográficas, ou
sintetizados, usando software específico.
Dinâmicos
Quando os elementos de informação dependem do tempo. Nestes
casos, uma alteração, no tempo ou da ordem de apresentação dos conteúdos conduz
a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média. Estes podem
ser chamados contínuos ou temporais. Exemplos deste tipo de media são:
O áudio possui uma natureza única uma vez que é o único tipo de media que estimula apenas o sentido da audição. Pode ser reproduzido nos formatos analógico e digital. O formato analógico é utilizado por cassetes de vídeo, gramofones e discos de vinil, consistindo este em som gravado na forma de uma onda contínua que pode ser reproduzida como uma textura física. Por outro lado o formato digital consiste em representar a onda num meio digital, através do uso da linguagem binária.
- Áudio
- Video
O vídeo é um conjunto de imagens, denominadas frames (ou
fotogramas), que são reproduzidas de forma sequencial com um espaço de tempo
extremamente reduzido entre elas (a partir dos 24 frames por segundo esta
sequência é interpretada como vídeo). Tal como o áudio, o vídeo pode ser
reproduzido em formatos analógicos e digitais.
- Animação
A animação é um conjunto de imagens gráficas que se movem
sequencialmente. Esta tem tido bastante utilidade, podendo ser usada para
expressar uma ideia para que a atenção da audiência ou público-alvo seja
cativada e este possa entender o que se pretende transmitir. Também pode ser
usada para demonstrar situações lentas de uma forma rápida ou acelerada, como por
exemplo: os movimentos das nuvens, entre outros.
Todos estes tipos de média podem ser classificados quanto à
sua origem, como:
Capturados
Quando são resultantes da recolha de informação
do exterior para o computador, utilizando para tal hardware, como microfones e
câmaras de vídeo bem como o software adequado;
Sintetizados
Quando são produzidos pelo computador, sem que
seja necessário qualquer captação de informação prévia, como acontece com
gráficos, animações e áudio. Para tal é necessário o software adequado.
Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Considerando o modo como podem ser disponibilizados, estes classificam-se
como:
Offline
Se a disponibilização dos conteúdos é feita utilizando suportes de armazenamento de dados, como os CDs, ou pen drives. Estes suportes têm vindo a evoluir em termos de velocidade e capacidade de armazenamento.
Online
Quando os conteúdos de multimédia estão disponíveis para ser
utilizados imediatamente. Quer esta divulgação seja efetuada a partir de dados
armazenados no disco rígido do computador ou partilhados numa rede local ou
global.
Bibliografia
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